Deise Zuqui, especialista em cuidados com a pele, diz que a caspa é uma situação extremamente desconfortável e que geralmente é causada pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo. Isso provoca o aparecimento de pequenas placas brancas de pele seca por todo o cabelo, podendo ser acompanhada por coceira ou queimação. 

 

Dermatologicamente chamada de dermatite seborreica, ela pode aparecer em várias regiões do corpo, principalmente onde a pele tende a ter mais oleosidade, como nas sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás e dentro das orelhas e no tórax. A caspa pode aparecer também devido a procedimentos químicos realizados de maneira errada, como em progressivas, que agridem a pele e provocam descamação. O uso de gel, chapéus ou bonés, estresse, genética e acúmulo de cremes também podem causar este problema. 

 

Para eliminar as capas existem diversos cuidados que podem ser tomados no dia a dia. Deise Zuqui diz que tudo começa pela lavagem dos fios, pois às vezes esfregamos excessivamente o couro cabeludo com as unhas e isso pode acarretar em capas, principalmente se for feito todos os dias sob água quente. Além disso, a capa é subdivida em duas: as oleosas, que ficam grudadas no couro cabeludo e “escorrem” pequenas quantidades de flocos brancos, dando aparência de cabelo sujo e as secas, que se soltam completamente da cabeça, sendo totalmente visíveis, inclusive nas roupas. 

 

Para tratar a caspa seca é preciso usar shampoos anticaspa, em caso mais leves, em dias intercalados. Já em casos mais avançados o uso de medicamentos e corticoides podem ser necessários. Com a caspa oleosa é indicado produtos específicos para tratar a oleosidade dos fios, como um shampoo esfoliante, por exemplo, que purifica o couro cabeludo. Só tome cuidado com a lavagem e a quantidade para não dar efeito rebote. Em alguns casos é prescrito por um dermatologista um medicamento anti inflamatório. 

 

Deise Zuqui ressalta a importância de cuidar da dermatite seborreica porque ela pode causar queda de cabelo devido ao quadro inflamatório do couro cabeludo. E, apesar da capa não surgir quando não lavamos o cabelo, ela fica mais propícia com a falta de higiene dos fios, agravando a situação. 

Artigo anteriorCaspa: o que é e como eliminar, por Deise Zuqui
Próximo artigoMinistério da Saúde divulga ordem de vacinação de profissionais da Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui